AAAAAAAHHHHHHHHH!!!!!!!!!! É O PÂNICO!!!
Estou em pânico absoluto. Ainda não passou uma semana inteira de aulas e eu já não sei o que hei-de fazer. A aula de Anatomia sobre embriogénese foi para o tecto! Não percebi nada a aula inteira (salvo o que já tinha dado no 12º) e ainda percebo menos do que está no livro. Epiblasto, hipoblasto, citotrofoblasto, sincitiotrofoblasto?! Mas que é isto?!
Amanhã, aula prática sobre a coluna vertebral. Supostamente, tínhamos que a preparar. Eu tentei ler o que vem no livro, mas como é que eu posso preparar uma aula quando os nomes que lá estão são todos em inglês e eu não os sei traduzir?
O que é que eu faço? Alguém me sabe dizer como é que se estuda isto? Sinto-me completamente burra e ignorante. Nunca estive tão insegura na minha vida...
Estou em pânico absoluto. Ainda não passou uma semana inteira de aulas e eu já não sei o que hei-de fazer. A aula de Anatomia sobre embriogénese foi para o tecto! Não percebi nada a aula inteira (salvo o que já tinha dado no 12º) e ainda percebo menos do que está no livro. Epiblasto, hipoblasto, citotrofoblasto, sincitiotrofoblasto?! Mas que é isto?!
Amanhã, aula prática sobre a coluna vertebral. Supostamente, tínhamos que a preparar. Eu tentei ler o que vem no livro, mas como é que eu posso preparar uma aula quando os nomes que lá estão são todos em inglês e eu não os sei traduzir?
O que é que eu faço? Alguém me sabe dizer como é que se estuda isto? Sinto-me completamente burra e ignorante. Nunca estive tão insegura na minha vida...
17 Comments:
Já estás assim nesta altura?Imagino daqui a várias aulas... ou nos exames!! Bem-vinda ao curso onde vais passar os teus dias a marrar! Pois é... agora ninguém te tira de lá... mas se calhar nem tu vais conseguir sair de lá! Ups...
como é poxivel n teres percebido nada??o prof xplica maravilhosamnt bem...n ha mtx profs axim nakela fac!!e os nomes sao faceis..dpx d os saberes..acredito tb k xtando a xtudar pelo livro demores inda mais a perceber alguma coisa..k tal aulas desgravadas???
como é k com o teu QI não csgs perceber uma coisa tão básica? HELLO!!! um sinal de mau prognóstico! se calhar é melhor começares a pensar num outro curso k esteja mais ao teu nível.
Já agora é sinciciotrofoblasto que se escreve.
olá!
desculpa mais uma vez a intromissao no teu blog... tenho tido muito pouco tempo (ainda nao fiz o que prometi.. comentar os teus textos... mas ainda se mantem a promessa.. que vai ser cumprida).. a falta de tempo tem-se devido ao facto de ser caloira lol... as aulas começaram na 2.º feira, mas os doutores "retÊm-nos" para as praxes até bem tarde.. estou a adorar (Se bem que tb haja coisas menos boas).. desde as praxes, às novas pessoas que vou conhecendo...
Quanto a aulas mesmo propriamente ditas, ainda so tive uma vaga apresentação a alguma delas, e Anatomia só vai começar dia 10 ... portanto, infelizmente nao posso expressar a minha opiniao quanto às matérias dadas, em concreto... mas, pelo que sei de outros estudantes universitários, acho que o melhor que tens a fazer é ficar calma.. se tu estás a sentir-te assim, acredita que os outros caloiros também estão a passar pela mesma situação (basta experimentar falares com eles para o comprovares ;) ) ... é uma mudança brutal do secundario para a universidade, e disso já me apercebi pelo que os prfessores foram dizendo- o de biofisica, por exemplo, disse algo com o que eu concordo- "no secundario, está-se habituado a ter de saber paginas de um livro, aqui tem-se mais de mil paginas... nao se pode fazer isso"... é uma mudança que, a nível escolar, me assusta um bocadinho, nao o posso negar.. (Ainda) acho impossivel conseguir decorar tantos nomes, ler tantas paginas, preparar tanta coisa em tao pouco tempo, mas acho que o problema é a maneira como estou habituada a encarar o estudar... o "ter de tirar boas nota" ... a unica certeza no meio de tanta insegurança minha é que nao sei como se estuda na universidade... como se prepara uma disciplina... ainda so tive aulas de apresentação, mas já se falaram nomes esquisitóides e, em relaçºao a isso, foi-me tudo tao estranho que me pareceu que estava apenas numa daquelas palestras muito evoluidas que lá iam fazer na escola secundario e em que ninguem percebia nada (por isso, nao havia duvidas) e toda a gente aplaudia no final...
é tudo muito diferente... acredita que me sinto tao insegura como tu, em relação a isso... aconselho-te a falar com a tua madrinha de curso ou alunos mais velhos, com mais experiencia.. talvez eles possam ajudar... ;) se quiseres eu posso dar umas dicas porque já falei com a minha irma e madrinha e assim.. mas nao quero estar a "esticar-me" demasiado neste comment para nao correr o risco de ser secante e nem sequer o conseguires ler...
ah.. e outra coisa.. continua a postar... nao deixes que os comentarios menos positivos te deitem abaixo... ;) acredita que tb eu estou insegura e que vamos as duas conseguir superar essa situação com grande sucesso
jito grande
ou não...
pergunta a alunos dos 2º, 3º, 4º anos (pessoalmente...) o contacto humano ajuda nessas coisas quer acredites quer nao...
Xi!! k nomex komplicadux! eu bem xabia k nao tinha xeito nenhum para medixina. é mt difixil!! Boa xorte!!
xinxixiotroblaxtu??? xexus!! vou xá xamar ixu ao meu proximo caoxitu
os dois coments anteriores a "marlene" são tão rascas que merecem um desprezível escarro na máscara humanoide dos seus esquizofrénicos autores....
Mas há juventude boa ...essa é que conta!
E o ser perseguido por avestruzes jurássicas (ou seriam anónimos disfarçados de suínos?) volta a manifestar a sua inaudita sapiência. uma perturbação delirante persistente que agora imerge num mundo de espelhos esquizofrénicos. Na cegueira das verdades tidas como certas... há seres que não páram para pensar antes de expelirem as suas execráveis falácias. Sabias que a olanzapina te pode ajudar?
Não tens apontamentos em português de outros anos ou coisa do género? Assim vais lendo o livro e vês logo como se traduzem os termos técnicos... Há uns quantos que basta aportuguesar ;)
O truque é manter a calma. Lê as coisas mais do que uma vez, tenta visualizar bem e vais ver que percebes.
No Fundo, no fundo, essa é a piada do curso nos primeiros anos... por isso ri-te em vez de desesperares... vais apanhando-lhe o jeito com o tempo... só o facto de já estares tão ralada com isso leva-me a crer que não estás a aproveitar bem estas primeiras semanas... acredita que não vais ter outras iguais, por mais que as tentes reaver...
Agora, fica um conselho: não sobrevalorizes os teus skills a InglÊs... ás vezes é preferível simplificar em vez de tentarmos ser os maiorais do 39th Gray ou do Cooper... Há tempo para tudo, mas ao mesmo tempo não há tempo pra tudo... é uma questão de gostos e de prioridades, não de curso mas de vida...
You have been warned...
Tenho dito...
aulas desgravadas, caloirinha... aulas desgravadas! lol lembro-me perfeitamente dos meus primeiros tempos de faculdade... toda a gente já a estudar e o caraças.. e eu, inocentemente a pensar "mas já temos que estudar? mas nós nem matéria demos!" não stressei no início aproveitei tuuudo da praxe... fiz anatomia. por exame, mas fiz. tud é possível... alguém disse para simplificares? concordo! já ouviste falar dos apontamentos do zé? fantásticos! foi com eles que passei... quase qualquer pessoa do 2º ano tos pode arranjar.. calminha ok? e o prof Barbosa é GRANDE professor...
α-Thalassemia-2 trait is an asymptomatic, silent carrier state. α-Thalassemia-1 trait resembles β-thalassemia minor. Offspring doubly heterozygous for α-thalassemia-2 and α-thalassemia-1 exhibit a more severe phenotype called HbH disease. Heterozygosity for a deletion that removes both genes from the same chromosome (cis deletion) is common in Asians and Mediterranean individuals, as is homozygosity for α-thalassemia-2 (trans deletion). Both produce asymptomatic hypochromia and microcytosis.
In HbH disease, HbA production is only 25 to 30% of normal. Fetuses accumulate some unpaired β chains. In adults, unpaired β chains accumulate and are soluble enough to form β4 tetramers called HbH. HbH forms few inclusions in erythroblasts but does not precipitate in circulating red cells. Patients with HbH disease have thalassemia intermedia characterized by moderately severe hemolytic anemia but milder ineffective erythropoiesis. Survival into mid-adult life without transfusions is common.
The homozygous state for the α-thalassemia-1 cis deletion (hydrops fetalis) causes total absence of α-globin synthesis. No physiologically useful hemoglobin is produced beyond the embryonic stage. Excess γ globin forms tetramers called Hb Barts (γ4), which has an extraordinarily high oxygen affinity. It delivers almost no O2 to fetal tissues, causing tissue asphyxia, edema (hydrops fetalis), congestive heart failure, and death in utero. α-Thalassemia-2 trait is common (15 to 20%) among people of African descent. The cis α-thalassemia-1 deletion is almost never seen, however. Thus, α-thalassemia-2 and the trans form of α-thalassemia-1 are very common, but HbH disease and hydrops fetalis are almost never encountered.
It has been known for some time that some patients with myelodysplasia or erythroleukemia produce red cell clones containing HbH. It now appears that this phenomenon is due to mutations in the ATRX pathway that affect the LCR of the α-globin gene cluster.
Olá.. Passei pelo teu blog por acaso ;) Fizeste-me sorrir.. Será que esta é a opinião que todos temos na 1ª aula de anatomia? Lembro-me exactamente de me sentir como tu..há 6 anos. Agora sou médica e estou a estudar o Harrison, ou seja, a minha vida não melhorou... Não te quero desanimar, vais sentir muitas vezes que não vale a pena mas se for isto realmente o que queres serás recompensada. Aproveita o 1º ano, é o mais leve, aquele que dá para fazer todas as loucuras. Qualquer coisa que queiras perguntar, não exites! O Barbosa é a nossa maior praxe ;) Beijinho grande e força.
Ou não...
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