Sunday, April 02, 2006

Invicta

Há que tempos que não ia à Ribeira. Hoje finalmente voltei lá. À Ribeira e ao Porto em geral, porque na verdade a minha vida nos últimos tempos tem-se resumido assustadoramente a Valongo, Baguim e Rio Tinto.
Na Avenida dos Aliados/Praça da Liberdade aquilo está uma vergonha! Tanta obra por causa do metro, que até mete nojo. Destruíram completamente o jardim... Nem um bocadinho de relva para amostra... Quando era pequena, o meu avô levava-me lá para dar de comer às pombas. Adorava aquilo! Bocadinhos de pão, milho, arroz, e a verdade é que se juntavam todas à minha volta, a arrulhar sem parar. Até os pardais e as gaivotas. Agora já não há jardim onde se lhes possa dar de comer...
Outra coisa... Os eléctricos. Na mesma altura em que dava de comer às pombas, também andava de eléctrico. Ia com a minha madrinha (irmã da minha mãe) todos os fins-de-semana para a Foz. Ela ficava na esplanada e eu ia para a areia, à procura de conchinhas que depois lhe oferecia (ou ficava eu mesma com elas). Lembro-me de várias vezes ter ido para a Foz de eléctrico. Era mesmo fixe! Ok, aquilo fazia um barulho do caraças, mas eu gostava mesmo daquilo! Estupidamente, na minha opinião, os eléctricos foram retirados. Se em países estrangeiros há eléctricos, porque é que não há no Porto? Devemos ter a mania que somos muito evoluídos... Há aquele, o 1, que passa em frente à Igreja de S. Francisco e, que eu saiba, mais nenhum...

Mas enfim... A Ribeira continua linda, como sempre! Já tinha saudades! Precisava de um banho de Invicta.
Já estou como o Tiago Monteiro, no anúncio... "Por mais voltas que dê, a melhor volta é sempre a que me traz de volta"... ao meu PORTO!

0 Comments:

Post a Comment

<< Home