Thursday, November 24, 2005

Prémio Nobel

Quem achou que o site da academia sueca responsável pela atribuição do Prémio Nobel seria uma valente seca desengane-se. Estava a pesquisar no google sobre Ivan Pavlov (para fazer um glossário para Psicologia) e o que é que encontrei? Um jogo para pôr o cãozinho com reflexos condicionados, precisamente no site.
Mas o site não se limita a esse jogo. Tem dezenas, todos eles relacionados com as descobertas laureadas. Até tem um com os tipos de sangue (sistema ABO e Rhesus), que é a matéria que estou a dar em Biologia. Foram descobertos 1901 por um senhor chamado Karl Landsteiner (as coisas que eu aprendo...).
Sinto-me feliz! Salvei a vida de duas pessoas, ao fazer-lhes a identificação do tipo de sangue e fazer-lhes uma transfusão. A terceira não correu tão bem. Era Rh- e eu dei-lhe Rh+... Que vergonha... ;)
Fiz cadeias de DNA, brinquei com os organelos celulares do professor Megacell, fiz electrocardiogramas a quatro pacientes (acertei no diagnóstico de dois, vá lá, nem foi muito mau...), etc, etc.

www.nobelprize.org/games_simulations.html

Agora estou toda viciada!!

1 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Site fixe! :D

Saturday, November 26, 2005 7:13:00 pm  

Post a Comment

<< Home